sábado, 21 de novembro de 2009

Astronomia

A agência espacial dos Estados Unidos (Nasa) anunciou a descoberta de água na Lua, o que abre um novo capítulo na prospecção do satélite terrestre.
No dia 9 de outubro, a Nasa fez a sonda LCross e seu foguete Centauro se chocar no fundo da cratera Cabeus, no polo sul da Lua, em uma operação que buscava confirmar a presença de água no satélite natural da Terra.
A água representa um potencial recurso para sustentar uma futura exploração lunar.
Cientistas especularam por muito tempo sobre a fonte de vastas quantidades de hidrogênio que foram observados nos polos lunares. As descobertas da LCross mostram que a água na Lua deve ser em maior quantidade e mais distribuída pelo astro do que suspeitado previamente.
O impacto criado pelo estágio superior do foguete Centauro do LCross criou um volume de material em duas partes a partir da base da cratera, diz a Nasa. A primeira parte era composta de vapor e poeira fina e a segunda, de materiais mais pesados
"Estamos revelando os mistérios de nosso vizinho mais próximo e por extensão do Sistema Solar", disse Michael Wargo, cientista-chefe lunar na sede da Nasa em Washington.
As áreas permanentemente sombreadas "guardam uma chave" para a história e evolução do Sistema Solar", diz o comunicado da Nasa.
A agência espacial também diz que, desde que ocorreram os impactos, a equipe de cientistas da LCross "trabalhou sem parar" para analisar a gigantesca quantidade de dados que a nave coletou.
A equipe se concentrou em dados dos espectrômetros do satélite, que fornecem a mais definitiva informação sobre a presença de água. Um espectrômetro examina luz emitida ou absorvida pelos materiais, o que ajuda a identificar a composição deles.

Nenhum comentário: