quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Meio ambiente

Para os ecochatos essa não é uma boa notícia mas para os ambientalistas sim...
Cenpes ( Petrobras) realiza primeiro estudo de injeção de CO2 em campos de óleo pesado offshore
Como alternativa para utilização do índice de CO2 presente no gás natural do pólo pré-sal, o Cenpes realizou o primeiro estudo de injeção de dióxido de carbono em campos de óleo pesado. O campo escolhido para os testes foi o de Tambuatá, localizado a 3 mil metros de profundidade, em lâmina d'água de 1800 metros, na bacia de Santos, que possui óleo pesado de 16 graus api. Os ensaios foram realizados pelas gerências de Tecnologia de Recuperação e Análise de Reservatórios e de Geoengenharia de Reservatórios.
Com uma amostra de fluido retirada de um poço do reservatório de Tambuatá, os técnicos determinaram os parâmetros físico-químicos do óleo e a sua composição. No Laboratório de Comportamento de Fases (PVT), os dados de interação entre o CO2 e o óleo foram obtidos experimentalmente. Já em um laboratório da Universidade Unifacs, de Salvador, num equipamento Rising Bubble Aparatus (RBA), adquirido através de um convênio com a Petrobras, foi realizado um ensaio de miscibilidade, para determinar a pressão mínima em que uma bolha de CO2 ascendente consegue entrar em solução no óleo, quando já não existe uma separação líquido/gás.
Segundo o consultor técnico da gerência de Tecnologia de Recuperação e Análise de Reservatórios (PDP/TRA) Alexandre Vieira, o CO2 influencia de forma significativa as propriedades do fluido de reservatório. "O dióxido de carbono provoca um aumento de volume ao se misturar com um óleo pesado e, assim, há uma redução na viscosidade. Esses fatores contribuem para que seja produzido mais óleo e o CO2 injetado permanece retido no reservatório", explicou.
Com as informações consolidadas, a equipe ajustou modelos matemáticos para alimentar simuladores de escoamento em meio poroso, buscando melhorar o processo de injeção de CO2. Foram testadas diferentes configurações de poços no campo e diferentes vazões de injeção de dióxido de carbono, avaliando a quantidade de óleo recuperada do reservatório e a quantidade de CO2 retida.

Nenhum comentário: