quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

DIA DE CÃO (O dia que sai de helicóptero e cheguei de 4X4.)


Todos que me conhecem sabem que sou um aficionado por helicópteros.Desde a primeira vez em que voei no ano de 92 até hoje já foram mais de 200 vôos, sempre bem sucedidos. Mas tudo na vida sempre tem uma primeira vez...
Hoje foi um dia perfeito para um vôo: céu azul, um dia depois de um dia de chuva, pouco vento.Seria um vôo de rotina para fazer fotos de um oleoduto que vai para o planalto paulista.O dia estava perfeito, a aeronave chegou - um Jet Ranger lindo, prata e azul - mas daí pra frente começou a “fechar o tempo”:O helicóptero alugado não tinha a opção de ter a porta tirada.Aí começaram os problemas.
Todos que fazem fotos aéreas sabem que a retirada de porta é essencial para a execução do trabalho, para o fotógrafo poder se localizar e para não perder a noção do “horizonte”, realizando assim um trabalho perfeito.
Bom, lá fui eu fotografar pela pequena janela, abaixado, desconfortável e ainda, para piorar as coisas, foi necessário voarmos em círculos para que eu pudesse fotografar pontos pré-determinados por todos os lados.
O resultado disso foi que na metade do caminho comecei a enjoar de tal maneira que foi impossível me controlar.Cheguei a pedir ao piloto para descermos em uma das estações de bombeamento.Assim eu poderia usar o banheiro, mas sendo um piloto responsável ele me disse que o lugar não era seguro o suficiente para realizarmos uma operação dessas,e então continuamos o vôo.Para meu desespero não pude agüentar e fui obrigado a enfiar a cabeça pela janelinha e colocar tudo pra fora.Quem conseguisse ver a aeronave naquele momento possivelmente pensaria que havia um vazamento no helicóptero! Tamanho do jato e a quantidade de matéria orgânica saindo pela lateral.
Como disse um grande amigo que trabalha no meio ambiente, o Marco, “essa é uma nova forma de colocação de adubo orgânico na Mata Atlântica”.
Não deu outra: o piloto foi obrigado (Graças a Deus!!!!) a pousar no cume de um morro na faixa de dutos.Saí do helicóptero e terminei o serviço: coloquei o restante do adubo na mata.
Suspirei, tomei um ar e achei que tudo estava resolvido... Mas que nada, logo na subida vi que a situação não mudara e o enjôo voltou com força total obrigando o piloto (um santo!) a pousar novamente!
Dessa vez o pessoal que realizava a manutenção em uma válvula estava na faixa.Eles tomaram um susto vendo a aeronave pousar e um cara saindo correndo pela mesma.
Pela segunda vez levantamos vôo e alguns minutos depois voilá; lá estava eu pedindo outro pouso.Dessa vez o piloto desceu exatamente onde estava o pessoal.Desta vez desisti de voar e pedi a eles que me levassem de volta, por terra.
Envergonhado, passando mal e sabendo que esse dia ficará pra sempre marcado, aprendi a lição: jamais pense que você consegue superar tudo, principalmente seu estômago.
Tchau e até a próxima! Vou até o banheiro!

Um comentário:

Fabio Valpereiro disse...

PQP, assim não da..... da próxima vez, veja se leve um saquinho de papel pelo menos, e outra, depois q ja foi tudo por jato, não tem mais o que sair oras.. dava pra continuar....
haahahah brincadeiras..

abco!