terça-feira, 27 de janeiro de 2009

“Os iluminados”


O ‘peixinho estilizado’ criado pela artista plástica Leslie Amaral, que foi usado em 1998 como logotipo oficial da etapa brasileira da Whitbread, foi novamente “engavetado”.
A atual administração resolveu retirar até do site oficial do município o simpático peixinho. A proposta inicial era de que a imagem do peixe se tornasse a identificação, o símbolo visual do município

A história do peixe começou quando a artista plástica ofereceu um almoço para mais de 40 pessoas, em 1998, no qual um dos convidados, o representante da regata Whitbread no país, Klaus Peters, encantou-se com os quadros da artista. Na ocasião, o organizador pediu para que ela elaborasse uma logomarca para a etapa brasileira da prova. O peixe não só virou símbolo oficial da competição, como também de São Sebastião, passando a estampar camisetas, bonés e cartões, entre outros produtos. O quadro de Leslie Amaral foi doado para a prefeitura, na ocasião o então prefeito João Siqueira , organizou um leilão. A obra acabou sendo adquirida pelo próprio marido da artista, o publicitário Wellington Amaral, por 11 mil dólares. Os fundos arrecadados foram revertidos para obras beneficentes na região. Segundo Leslie, seus quadros traduzem toda a força, movimento e cores dos oceanos e seus habitantes. Em 1999, o prefeito João Siqueira, baixou um decreto de nº 2246/99, que instituía o “peixe estilizado” como símbolo turístico do município.Depois de colocar os pingos nos is pergunto: se Ilhabela tivesse tomado a mesma atitude dos iluminados de São Sebastião e apagasse de seu logo o desenho das duas velas, o município seria identificado tão facilmente? Com a resposta os iluminados de São Sebastião!

Nenhum comentário: