segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

O COMEÇO







Tudo na vida tem um começo, ser fotógrafo não é diferente, como todas as histórias..."Tudo começou... Em uma manhã de um dia de semana que nem de longe desconfio qual era.A única coisa da qual me lembro é de estar escutando a Rádio Difusora no quartinho de costura da minha mãe quando deu em” Edição Extraordinária “
que havia caído um pequeno avião perto do Aeroporto de Congonhas e isso significava: perto da minha casa (!) já que morávamos no Brooklyn.Eu queria ver aquilo!Meus 12 pra 13 anos me deixavam inquieto, querendo saber de tudo, descobrir...Entender.
Então lembrei que existia uma máquina fotográfica em casa: uma Kodak Rio 400.



Pedi pra minha mãe e ela me emprestou!
Passei no Foto Kodama que ficava atrás da igreja do Brooklyn e comprei um filme, pedi para colocar e lá fui eu pro ponto de ônibus na Av. Sto Amaro esperar o "Ipiranga"- que no trajeto subia a rua Joaquim Nabuco e cruzava a Washington Luiz. E lá estava eu, a caminho do que seria a minha primeira "reportagem".
Quando cheguei ao local em uma rua atrás do Aeroporto perto do supermercado "Jumbo" pude ver uma casa semidestruída e o avião ou melhor, o que restou dele, parte em cima do telhado e o restante na frente da casa.
Peguei apressado a minha "Rio 400" e comecei a fotografar.Estava bem perto, o suficiente para sentir o cheiro de queimado insuportável (que até hoje consigo sentir).Fiz a primeira foto e logo tentei outro lugar melhor.Subi em cima de um muro, quase ao lado da casa semidestruída e fiz outras fotos, até que um policial me tirou daquele local e eu fui embora.Fiz 12 fotos, era o que podia tirar com aquele filme.Coloquei pra revelar no Kodama e só iria retirar no outro dia... Nossa que angústia! Contava pros meus amigos que tinha tirado fotos bem de pertinho.
No dia seguinte fui buscar o filme quando abri o envelope...Que decepção o avião parecia tão distante...Tão pequenininho...Que fui alvo de gozação dos meus amigos por vários dias... Aprendi a primeira lição: só fale sobre as fotos quando você tiver certeza do que fez...Lição aprendida!A vida tem seus caminhos, só que nós insistimos em tentar mudar, mas isso fica pra uma próxima vez.