domingo, 28 de dezembro de 2008

Profissão amada!



Sempre perguntam quais foram as melhores fotos que eu já fiz, e eu sempre digo que é aquela que eu ainda não fiz!
É fácil de entender quando você faz algo com amor, não importa se é fotografia, um desenho, ou um cálculo.O importante é fazer com amor tudo o que se faz!
Tenho 18 anos de profissão e o mesmo tesão do começo da minha carreira que, aliás devo a um amigo: Zé Rica, que infelizmente não esta mais entre nós.Ele me incentivou a comprar a primeira câmara SLR (single-lens reflex), uma Praktica; fabricada na Alemanha.
O ano era 85.Muitas idéias na cabeça e nós dois experimentando desde filmes preto e branco, cromo e filmes coloridos; enfim todas as possibilidades.Fotografávamos de noite, de dia, a cidade, o campo não importava.O negócio era fotografar!
Muitas viagens... Até hoje quando lembro dessa época me vem uma alegria imensa, daquela que aperta o coração. São aquelas recordações que você consegue até sentir a brisa e o frio que passávamos nas madrugadas fotografando a noite paulistana.
Mas o profissionalismo veio em 1992 quando me mudei para São Sebastião
(litoral norte de São Paulo).Era uma época muito difícil, pois eu tinha largado São Paulo, o emprego, e até a namorada...Vendia salada de fruta na praia pra sobreviver.Quando estava pra desistir de morar aqui, um amigo chamado de Paulo Bourg (o cantor) me chamou pra fotografar um comício político no qual ele estava trabalhando como cantor sertanejo;ele e o seu parceiro o Ronaldo.
Eu só tinha dinheiro para comprar um filme e nenhum pra revelar.Então lá fui eu com a minha máquina, que na época era uma Nikon F3. Eu não tinha flash e só uma lente de 50mm.
Escolhi um filme Kodak de 400 iso e fui para o comício, e meio inseguro ainda comecei a fotografar.Percebi que o candidato a prefeito ficava olhando para mim e não entendi muito bem, mas continuei assim mesmo.
Quando acabou o comício o meu amigo Paulo me chamou dizendo que o Luizinho (o candidato) queria falar comigo.Fui atrás do palco e ele me perguntou como eu estava fotografando se ele não via nenhum disparo de flash.Expliquei o porque e então ele me fez o questionamento se as fotos ficariam boas.Falei que sim e que se ele quisesse ver o resultado teria que mandar revelar já que eu não tinha dinheiro pra isso.Ele topou e me mandou revelar o filme no Cid (um laboratório aqui da cidade!).
No dia seguinte pela manhã lá fui eu com o filme na mão...Coloquei-o no laboratório, que naquela época só entregava o filme revelado no final da tarde.
Esperar até ás 5 horas da tarde foi um sofrimento! Mas quando peguei o envelope o resultado não poderia ser melhor! As fotos estavam ótimas.Levei para o comitê do partido, entreguei-as para o Luizinho e ele mais do que imediatamente me convidou para trabalhar fazendo as fotos da campanha! Estava empregado! Ganhando um dinheiro e fazendo o que eu gostava... Mais pra frente conto o resto!

Um comentário:

Unknown disse...

conta mais, zé! o seu blog é super interessante! daqui á pouco vou pegar minha maquininha e sair por aí fotografando!!!