![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgh90wc7eL_IZ0DAVqk7nzvk5EBhiVO6Lmfubwy5IIhZy0HLwdA-eo10Lwvgg-bmvYTDHx0OjOalW6FLaZ0Mg8Ku9fUK9HKBS5ORXlgdGSpyNYudR-QylRAkWo5VCdZOBx_vTsVkIP_8AA/s320/News9_1.jpg)
Será apresentado nesta sexta-feira (26), na Suíça, o Solar Impulse HB-SIA, primeiro avião movido a energia solar programado para planos de voo noturno. Durante o evento, no campo aéreo-militar de Dübendorf, a empresa responsável pela aeronave irá anunciar a data da primeira viagem a ser realizada sob a luz da lua, sem emitir poluentes,dificuldades não faltaram para os projetistas.
Afinal, é complicado não colocar peso demais em uma aeronave com envergadura de 61 metros, comparável a um Airbus A340. O tamanho era necessário para permitir uma boa área com painéis solares, com 200 metros quadrados de células fotovoltaicas. Graças à estrutura de fibra de carbono e um design inteligente, foi possível condensar tudo em apenas 1,5 tonelada.A aeronave se movimenta a 70 quilômetros por hora, em média, e o cockpit prevê apenas um piloto, que precisa usar máscara de oxigênio em grandes altitudes. A potência dos motores não passa de 8 HP ou 6kW, mais ou menos o equivalente à da máquina construída pelos irmãos Wright em 1903. O desempenho parece modesto, mas é um feito ao se considerar a capacidade de voar sem sol e nem sequer um litro de combustível. "Uma bateria de lítio de 400 quilos permite o voo noturno", explica Le Liepvre. Além disso, o piloto do Solar Impulse terá que seguir uma rotina para manter a aeronave em funcionamento: no fim da noite, a altitude será de cerca de 3.000 metros. Com o nascer do sol, o avião começará a subir, alimentando as baterias. Após algumas horas, alcançará 12.000 metros e, ao entardecer, retomará os 3.000 metros
Nenhum comentário:
Postar um comentário